sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Li e achei MUUUITO interessante. (bronquiolites)

Como a Ritoca costumava com alguma frequência a fazer bronquiolites, leio tudo o que a elas se refere. Agora com o tratamento preventivo que ela faz, e que esta maravilhosa Pediatra prescreveu as coisas têm andado muuuito mais calmas. Faz uma ranhoca aqui, uma tosse ali mas nada de especial. Como referi leio tudo e li muito sobre este tema, como penso que é muito útil aqui vai:
Bronquiolite: Inflamação nos bronquíolos, geralmente provocada pelo vírus sincicial respiratório, que afecta sobretudo bebés no primeiro ano de vida. Os bronquíolos são pequenas vias que conduzem o ar dos brônquios para os alvéolos. Quando estão inflamadas, as suas paredes internas enchem-se de muco, tornando assim difícil a passagem do ar e, consequentemente, a respiração. Para prevenir a infecção, é importante evitar o contacto com pessoas constipadas. Os sintomas iniciais são a obstrução nasal, pingo no nariz e tosse seca. Depois a situação agrava-se e surge pieira (ruído ao respirar, sobretudo na expiração), tosse mais intensa, dificuldades respiratórias e febre. A partir do terceiro ou quarto dia, começa a haver melhoras. O tratamento passa apenas pelo alívio dos sintomas e controlar a dificuldade respiratória. Limpar frequentemente as vias nasais com soro fisiológico alivia o bebé e ajuda-o a respirar melhor. Da mesma forma, pode elevar um pouco a cabeceira da cama, para que o bebé durma melhor. Aerossóis ou vapores de água também ajudam a aliviar a dificuldade respiratória, pois fluidificam as secreções.
A pieira é um som semelhante a um assobio, produzido pelo ar ao passar através dos brônquios quando estes estão inflamados. Sempre que existe inflamação das paredes dos brônquios, a sua espessura aumenta deixando menos espaço para a passagem do ar. Este provoca então um assobio, como o som que é produzido pelo ar ao passar por uma porta entreaberta ou uma fresta na janela. Esta inflamação dos brônquios pode ser um sintoma de bronquiolite ou asma e, por isso, o bebé deverá ser observado pelo médico.
Tosse: O reflexo da tosse – porque é de um reflexo que se trata – é um mecanismo de defesa do organismo e tem como objectivo expelir, com força acrescida, os micróbios, detritos, poluentes ou outro elementos que se encontram na árvore respiratória e que não deveriam lá estar. É por isso que a tosse deve ser encarada de uma forma positiva, embora existam algumas tosses que resultam de situações «menos boas». Nos bebés, a tosse pode cansar porque, para se tossir, é preciso mobilizar os músculos, o que consome muito oxigénio e energia.
Existem vários tipos de tosse:
- Tosse produtiva: com expectoração (embora a criança não a deite fora, mas a engula), com origem nos brônquios.
- Tosse irritativa: provocada por agressões à árvore respiratória. É uma tosse seca, repetida, e, muitas vezes, quase «ladrada» (tosse de cão).
- Tosse de origem alérgica: parecida com a anterior, mas acompanhada de olhos a lacrimejar, espirros e pieira.
- Tosse nocturna: surge por acessos e corresponde ao deslizar das secreções dos adenóides para os brônquios.
Estas tosses têm origens e razões diferentes e, como tal, exigem atitudes e soluções diferentes, quase sempre sem problemas de maior. Mas a tosse também pode indicar situações graves, por exemplo, quando surge com sangue, quando é acompanhada por dificuldades respiratórias ou aceleração da respiração ou quando é crónica e com outros sintomas, como perda peso. Só o médico poderá avaliar a melhor forma de actuar.

http://www.paisefilhos.pt/index.php/criancas/dos-0-aos-2-anos-menu-criancas-62/603-diciono-da-sado-beb

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Gulos@:)

Ai ai ai Rita..
Deve sair ao pai esta miúda.. é tão gulosa, tão gulosa!!
"é meu! é meu!" era vê-la agarrada á caixa..

As voltas que ela deu á caixinha de bolos (que comprei porque não tive tempo de fazer um bolinho para acompanhar num chá, para uma visita muito especial - a Prima Sofia) e foram tantas as voltas que os bolinhos ficaram tontos.. e é tão gulosa que a 1ª escolha foi o de chocolate (claro!) e depois seguiram se todos os outros, todos com uma lambidela ou mordidinha da dona Rita.
Correu os bolos todos. Claro que tive de "acabar" com a caixa num instante, era vê-la apontar para o armário onde guardo os doces a pedir bolinho!
Não se pode ter doces nesta casa, ou tê-los mas sermos discretos.. Tem de ser!!
Por vários motivos, a minha dieta, a barriguinha sexy do pai e a saúde da Rita, claro!
E lá se instituiu a maravilhosa regra de "doces só no dia santo - domingo!!"

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

"Diamonds Are A Girl's Best Friend"


E aqui está a Rita no seu melhor... colares, pulseiras, brincos (sem ter as orelhas furadas) quer colocar tudo, quanto mais bijuganga tiver melhor. Qualquer semelhança com uma árvore de natal é pura ilusão.. lol.. Todos os dias de manhã, enquanto nos vestimos é uma "guerra", tudo o que coloco em mim ela quer, já adoptei uma táctica, meto tudo na mala e quando a deixo no infantário é que coloco em mim.. senão é impossível, "dá, dá, dá... meu!" e é assim parece que lhe está no sangue.. Até já lhe comprei pulseirinhas e colares para ela, mas os da mamã são melhores.. lol. E não é que repara na roupa que lhe visto??? Impressionante, vesti-lhe uma túnica ás flores nova e ela ficou maravilhada :) mas no fundo eu adoro que ela seja assim, é como a mamã gosta de roupa e de colares, pulseiras, etc.. Temos de ser um pouco vaidosas.. hihihi